Farelo de Soja: Com possível maior excedente, preços seguem em forte queda

24-07-2025 16:18:19 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do Leite Cepea.

Farelo de Soja: Com possível maior excedente, preços seguem em forte queda
Os preços do farelo de soja seguem queda no Brasil. Na primeira quinzena de julho/25, a pressão foi intensificada pela cautela dos consumidores internos e pela diminuição das exportações em junho. O movimento baixista também está atrelado às estimativas de maior volume de processamento do grão com foco na produção de óleo de soja, contexto que tende a gerar excedente de farelo.

A produção de farelo de soja é estimada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na quantidade recorde de 43,78 milhões de toneladas, sendo que 53,9% devem ser exportadas e 44,2%, consumidas internamente – o remanescente deve somar 5,23% do volume produzido.

Quanto às exportações, dados da Secex apontam que o Brasil exportou 1,94 milhão de toneladas de farelo de soja em junho, quedas de 14,7% frente ao mês anterior e de 3,8% em comparação a junho/24.

Diante disso, considerando-se a média das regiões acompanhas pelo Cepea, os valores do farelo de soja caíram expressivos 4,9% na primeira quinzena de julho frente a junho e significativos 26,3% sobre julho/24, em termos reais (IGP-DI, jun/25).

Especificamente nas regiões da Mogiana (SP), de Campinas (SP) e de Chapecó (SC), os preços do farelo foram os menores desde dez/2011, em termos reais. Já em Rio Verde (GO), no Triângulo Mineiro (MG), no oeste do Paraná, em Ponta Grossa (PR) e nas regiões gaúchas de Ijuí e Passo Fundo, os preços do farelo atingiram os patamares mais baixos desde abr/2017, também em termos reais.

As informações são do Boletim do Leite Cepea.