


Leite/Cepea: Média Brasil fecha junho a R$ 2,6474/litro
04-08-2025 15:34:04 Por: Cepea. Foto: Pixabay

Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço do leite captado em junho fechou a R$ 2,6474/litro na “Média Brasil”.
Agentes do mercado seguem relatando que a oferta, no momento, supera a demanda, o que tende a pressionar as cotações. O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) subiu 3,31% de maio para junho na “Média Brasil”. Esse avanço continua sendo explicado pelos maiores investimentos dos produtores na atividade.
Pesquisas do Cepea mostram que, mesmo com a alta de 0,55% no Custo Operacional Efetivo (COE) de junho na “Média Brasil”, os insumos voltados à nutrição do rebanho apresentaram recuo de 0,37%.
Se, de um lado, os preços no campo estão caindo por conta do aumento da oferta, de outro, a demanda por lácteos não tem crescido pari passu a ponto de sustentar as cotações. Em junho, o mercado de derivados registrou comportamentos distintos a depender do produto, com baixas para o leite em pó, alta para muçarela e estabilidade para o UHT. Os resultados evidenciam o momento delicado do setor lácteo, marcado pela dificuldade em equilibrar a oferta de matéria-prima e a demanda por derivados.
Nota: Informamos que houve uma excepcionalidade no cálculo do Indicador de junho devido a alteração de amostragem.
Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de maio/2025)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Tabela
1. Preços líquidos nominais do
leite cru captado em junho/25 nos estados que compõem a “Média Brasil”. Preços
líquidos não contêm frete e impostos. Valores nominais.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Tabela 2. Preços líquidos nominais do leite cru captado em junho/25 nos estados que não estão incluídos na “Média Brasil”. Preços líquidos não contêm frete e impostos. Valores nominais.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
As informações são do Cepea.