Trevo Lácteos e UFV lançam Academia do Iogurte
07-08-2025 15:07:27 Por: Assessoria de Imprensa Trevo Lácteos. Foto: Divulgação/Trevo Lácteos

A Trevo Lácteos, uma das maiores indústrias de laticínios de Minas Gerais, controlada pelo grupo alemão Ehrmann, lançou, no último dia 01 de agosto, a Academia do Iogurte.
Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto que faz parte do Programa de Excelência Trevo Ehrmann (PETE), tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional de líderes, supervisores, líderes de produção e coordenadores da empresa.
“Essa parceria com a UFV, uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa em alimentos do país, tem como foco a formação técnica especializada em leites e derivados. Esse é o primeiro projeto do Brasil que formará mestres iogurteiros”, comenta Alberico Braga, diretor industrial da Trevo Ehrmann.
O conteúdo programático tem como foco o conhecimento em Ciência e Tecnologia do leite, oferecido por meio de um curso in-company com seis meses de duração. Liderado pelos professores da UFV, Antônio Fernandes e Solimar Machado, o projeto é estruturado em nove módulos e aborda temas como legislação, química, microbiologia, tecnologia, processamento e controle de qualidade do leite. Como parte da avaliação final, todos os participantes terão que desenvolver um projeto de inovação para a Trevo Ehrmann e os três melhores projetos serão premiados.
Implantado em junho deste ano, o Programa de Excelência Trevo Ehrmann (PETE) é uma iniciativa, concebida como uma ferramenta para a melhoria contínua da produção e dos processos e opera com objetivos claros e mensuráveis.
Sua implementação foi precedida por um diagnóstico detalhado das necessidades da empresa, o que garantiu que o programa atendesse aos requisitos do planejamento estratégico. “O PETE assegura que todas as atividades de produção estejam alinhadas, unindo nossa visão, missão e valores”, ressalta Braga.
Segundo o diretor, o PETE surgiu para consolidar uma gestão de indicadores sistemática visando uma maior competitividade. Com isso, a empresa visa oferecer produtos de alto valor agregado, enfrentar o aumento da concorrência e ter uma gestão de negócios mais estruturada.
“O PETE é um programa robusto, que une diversos projetos estratégicos.É uma iniciativa que integra metodologias, capacitação e desenvolvimento com foco na excelência operacional, na padronização, aperfeiçoamento contínuo de boas práticas e no crescimento sustentável da empresa”, explica Alberico Braga.
Além da Academia do Iogurte, outros processos de capacitação também fazem parte do PETE incluindo o Sistema Integrado de Manufatura (SIM), a capacitação de almoxarifado e a capacitação de operadores de máquinas (center line).
“Mais do que um programa, o PETE é uma convergência de valores. É o reflexo do nosso desejo de sermos uma empresa competitiva, inovadora e referência nacional, colocando as pessoas no centro de tudo”, finaliza Alberico Braga.