Centros de desenvolvimento transformam ideias em produtos e ajudam a indústria de alimentos e bebidas a superar desafios
14-08-2025 14:17:34 Por: Monica Pieratti, Diretora do Centro de Expertise em Aplicação e Desenvolvimento de Produtos na Tetra Pak

Inovar com velocidade é um dos maiores desafios que a indústria de alimentos e bebidas encontra em seu caminho: o mercado muda rapidamente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas precisam responder com agilidade, sem comprometer a produtividade ou elevar os custos operacionais. Sendo assim, como lançar produtos inovadores, testar novos ingredientes e receitas, validando processos sem colocar em risco a eficiência industrial?
Para ajudar a fechar essa conta, os centros de desenvolvimento se destacam como uma solução única e estratégica. Eles permitem que empresas testem – em condições próximas às da produção comercial – novas formulações, explorem ingredientes alternativos, ajustem processos e validem a estabilidade do produto, além de contar com a colaboração de profissionais de extenso know-how em aplicação. Tudo isso em um ambiente controlado e sem a necessidade de parar a sua própria planta para fazer os testes.
Esses ambientes são uma ponte que ligam a ideia à realização do produto. Com isso, as empresas podem experimentar novas formulações e ingredientes alterativos, validar a estabilidade e a vida útil dos produtos, ajustar processos com precisão, reduzir riscos técnicos e operacionais e evitam perdas e desperdícios.
Além da eficiência operacional, essas unidades também trazem impacto direto sobre a performance industrial. Quando bem executado, um teste reduz falhas e evita desperdícios. O resultado é um menor consumo e uma maior previsibilidade.
No caso de ensaios feitos em laboratórios, os produtos, testados em pouca quantidade, tem menores prazos de validade. Já nos centros de desenvolvimento, com larga escala, é possível aproveitar as amostras reais, não comerciais, para entender a aceitação do público antes de levar o produto às prateleiras.
Além de atender demandas específicas dos clientes, os centros de desenvolvimento também desenvolvem soluções de maneira proativa, antecipando tendências com base em estudos de mercado e parcerias estratégicas. São ambientes de inovação que acompanham e antecipam os desejos dos consumidores, conectando a indústria às transformações globais, como o avanço de ingredientes alternativos, incluindo, por exemplo, novas fontes de proteína.
Esses ingredientes, muitas vezes inéditos na indústria, exigem testes rigorosos e adaptação aos processos. Os centros de desenvolvimento são o elo que valida seu desempenho, acelera sua entrada no mercado e garante que a inovação seja segura e eficaz.
E, mesmo quando um teste não funciona como esperado, há aprendizado. As análises oferecidas por essas estruturas ajudam a entender o que não funcionou e por que, de maneira que seja possível identificar quais parâmetros precisem ser ajustados e como otimizar o processo.
Mais do que espaços de testes, eles são ambientes de colaboração. Neles, os conceitos se transformam em soluções de maneira rápida, segura e eficiente. São lugares onde a indústria encontra as respostas para os desafios de hoje e se prepara para os de amanhã.
* Diretora do Centro de Expertise em Aplicação e Desenvolvimento de Produtos na Tetra Pak, Monica Pieratti acumula mais de 30 anos de experiência na empresa, com atuação estratégica em diversas áreas de negócio. Sua trajetória inclui passagens por Marketing, gerenciamento de portfólio e categorias, além de posições nas divisões de processamento e envase de alimentos. Atuou por 5 anos em projetos globais na Itália e por 3 anos no mercado andino. Atualmente, lidera o centro de expertise voltado ao desenvolvimento de soluções que conectam tendências de consumo, tecnologia e valor para o cliente. É formada com MBA em Marketing Internacional pela California Lutheran University e MBA em Estratégia de Negócios pelo IBMEC.