Whey protein, suplementos vitamínicos e outras categorias transformam segmento de bebidas à base de leite no Brasil
29-09-2025 14:09:17 Por: Assessoria de Imprensa Tetra Pak. Foto: Divulgação/Tetra Pak

Em relação à alimentação, cada vez mais os consumidores buscam opções que lhes proporcionem saudabilidade, sem descuidar de ocasiões de consumo atreladas a momentos de lazer e bem-estar, bem como sustentabilidade. E esse cenário vem trazendo novos contornos ao segmento das bebidas à base de leite, com novas categorias de produtos, transformando a gôndolas nos anos mais recentes.
“Vivemos como nunca em um cenário em que saudabilidade e sustentabilidade pautam as escolhas dos consumidores”, afirma o diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil, Danilo Zorzan. “Temos atuado junto a diversos atores da indústria de alimentos e bebidas e nos posicionado como parceiros estratégicos para ajudá-los no desafio de entender os anseios deste novo consumidor”, acrescenta ele.
Pesquisa “Top global consumer trends 2025”, realizada pela Euromonitor International, revela que as pessoas não querem apenas viver mais (ou seja, ter mais expectativa de vida). Elas querem se sentir melhor por mais tempo (ou seja, aumentar a expectativa de saúde). O levantamento aponta que 52% dos consumidores acreditam que serão mais saudáveisnos próximos cinco anos do que são agora.
Recente edição do Tetra Pak Index, que ouviu 5 mil pessoas em dez países, incluindo o Brasil, indicou que 70% dos consumidores estavam dispostos a sacrificar a conveniência por produtos mais saudáveis. O levantamento apontou, ainda, que para 70%, os produtos saudáveis não devem prejudicar o ambiente, enquanto outros 54% estavam dispostos a assumir a responsabilidade pelo planeta e a mudar a sua dieta para contribuir para um mundo melhor.
Prova disso, a Tetra Pak Brasil registrou aumento de 9,7% das vendas de suas embalagens para a categoria de bebidas proteicas, a 270 milhões em 2024. Trata-se de uma tendência que deve seguir em expansão. Segundo a Mondor Intelligence, o mercado global de bebidas proteicas prontas para beber foi avaliado em US$1,35 trilhão em 2020 e deve registrar taxa de crescimento anual de 7,72% entre 2022 e 2027. Danilo Zorzan comenta: “O mercado de whey no Brasil tem crescido porque o brasileiro está seguindo uma tendência global de ingerir proteína em outras formas além da carne. Mundialmente, esta tendência acontece de forma horizontal, indo de bebidas até snacks”.
Mas há de se falar ainda em outras categorias, focadas, principalmente, em saúde. Um outro destaque que tem avançado em embalagens da Tetra Pak para categorias além das tradicionais como leite ou sucos, são os suplementos alimentares, cujo consumo, assim como o das bebidas proteicas, deve apresentar crescimento no curto prazo. Estudo publicado no ano passado pela Future Market Insights (FMI) aponta que o mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025. Segundo a estimativa, o setor deve crescer 7,5% no valor de CAGR, Taxa de Crescimento Anual Composta, em um período de dez anos, entre 2015 e 2025. No portfólio da Tetra Pak, o envase de bebidas funcionais com proteína e outros ingredientes em base láctea apresentou o crescimento de 7% em 2024, quando comparado com 2023.
Marcas de olho nas tendências - Corroborando este cenário, algumas empresas recentemente lançaram produtos em novas categorias dentro do segmento de lácteos nas embalagens cartonadas da Tetra Pak, justamente pela demanda de saudabilidade e sustentabilidade.
É o caso da Nestlé com o Nutren Senior®, a marca de suplementos mais vendida e líder de mercado, que desde abril deste ano, expandiu sua participação no segmento e passou a disponibilizar o produto em embalagens longa vida da Tetra Pak. O suplemento é composto por proteínas e altas concentrações de vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde do adulto 50+, auxiliando na manutenção da energia, imunidade e dos ossos. Trata-se de mais uma opção de formato para o portfólio focado na jornada de envelhecimento saudável.
A Cimed, por sua vez, lançou em março o high protein Lavitan em embalagens longa vida de 250ml, nos sabores baunilha, morango e chocolate. Ele é rico em complexo vitamínico, sem lactose e com baixo teor de gordura, um movimento da marca para alcançar o público em diferentes ocasiões de consumo.
Além de saúde e sustentabilidade, vale mencionar que as marcas estão atentas a possíveis sinergias para alcançar os consumidores em diferentes ocasiões de consumo. O Instituto QualiBest realizou uma pesquisa que revelou o potencial do co-Branding em 26 categorias diferentes e constatou que 76% dos consumidores comprariam algum produto de co-branding, o que mostra que este pode ser um caminho interessante para as marcas, aponta Zorzan.
Em maio, a Piracanjuba e a rede de milkshakes Milky Moo anunciaram uma parceria para bebidas proteicas nos sabores dos milkshakes da rede — o Pandora (chocolate com avelã e brigadeiro branco) e o Mimosa (brigadeiro branco com morango) — em embalagens longa vida de 250 ml, além do Pirakids, no sabor Chicletin.
As embalagens cartonadas representam, em todos estes lançamentos, opções para maior durabilidade das bebidas na prateleira sem a necessidade do uso de conservantes, já que o processo térmico e o envase asséptico (ou seja, sem contato com o ar), bem como a tecnologia dos materiais que compõem a caixinha, dispensam o uso de conservantes.
Elas são compostas por materiais combinados em seis diferentes camadas para a proteção dos alimentos: polietileno externo (com função de proteção contra a umidade); papel-cartão (para estabilidade e resistência); outra camada de polietileno (para aderência do papel-cartão na folha de alumínio e início a barreira microbiológica); folha de alumínio (oito vezes mais fina que um fio de cabelo humano, funciona como uma barreira contra oxigênio e luz e, assim, mantém o valor nutricional e as características do alimento mesmo em temperatura ambiente); e outras duas camadas de polietileno (que servem tanto como camada de aderência e como camada de proteção para o alimento). “Vale lembrar que as embalagens cartonadas que disponibilizamos ao segmento de alimentos e bebidas são totalmente recicláveis e nos ajudam a apoiar nossos clientes no imenso desafio de unir saudabilidade e sustentabilidade nas mais diversas ocasiões de consumo”, finaliza Zorzan.
Sobre a Tetra Pak - A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos. Atuamos próximo aos nossos clientes e fornecedores, proporcionando acesso a alimentos seguros e nutritivos para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países todos os dias.
Com mais de 24 mil funcionários em todo o mundo, nos comprometemos a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares, e prometemos proteger o que é bom: alimentos, pessoas e o planeta.