Preços dos lácteos em queda para o produtor, no atacado e no varejo

13-11-2025 17:06:11 Por: CILeite. Foto: istock

Preços dos lácteos em queda para o produtor, no atacado e no varejo
A oferta de lácteos em nível mundial tem sido pressionada pelos expressivos aumentos de produção observados nas mais importantes regiões produtoras do planeta. Este fato somado à demanda menos persistente tem levado à acomodação das cotações no mercado internacional. Foi observada mais uma queda, de 2,4%, no valor médio dos lácteos no leilão do GDT realizado na primeira semana de novembro/25. Esta quinta queda consecutiva registrada trouxe o valor médio dos lácteos para USD 3.768/ t.

O cenário macroeconômico brasileiro segue estável, com expectativa de estabilização da inflação, embora ainda acima do teto da meta estabelecida pela equipe econômica. O enfraquecimento observado no dólar nos mercados externos e o diferencial de juros no Brasil tem favorecido a apreciação do Real. Esse cenário colaborou para trazer a inflação anual medida pelo IPCA para abaixo de 5% no acumulado dos últimos doze meses encerrados em outubro/ 25.

A perspectiva de crescimento econômico para o ano de 2025 segue no campo positivo, na percepção dos agentes econômicos. A massa total de rendimentos da população e total de população ocupada seguem em expansão, ainda que a taxas mais modestas que as observadas no ano passado. As altas taxas de juros e o cenário fiscal desafiador, os desafios institucionais brasileiros e o alto endividamento das famílias podem gerar alguma turbulência no cenário macroeconômico, impactando o consumo em geral e de lácteos.

A disponibilidade doméstica de leite e derivados aumentou nos últimos meses com o crescimento da produção e das importações. As importações continuaram acima dos seis milhões de litros equivalentes diários em média nos últimos 12 meses encerrados em outubro de 2025, com preocupante retomada nos últimos meses, por conta de maior produção na Argentina e queda nos preços internacionais.

A captação pelos estabelecimentos formalizados atingiu 73 milhões de litros/dia nos últimos doze meses encerrados em setembro/25 e a disponibilidade doméstica, 79 milhões de litros/dia. Estes são os maiores valores observados da série histórica para ambos os indicadores, com crescimento acumulado em doze meses de cerca de 7% nestes dois indicadores. Vale notar que a própria captação registrada no mês de agosto/25 foi recorde para toda a série histórica, para todos os meses, o que ilustra a gravidade da situação.

Apesar de o cenário econômico ainda se apresentar favorável, a demanda por lácteos tem se arrefecido nos últimos meses. O aumento acelerado da oferta e a resposta mais lenta da demanda têm causado queda no preço dos lácteos no varejo, no atacado e no preço pago ao produtor. O varejo já registra deflação do custo de lácteos de cerca de 1% nos últimos doze meses finalizados em outubro/25.

Diversos Conseleites projetam nova queda nos valores estaduais para outubro, antecipando uma possível nova queda de preço ao produtor. A dependência do mercado de lácteos, quase que exclusivamente do mercado doméstico, reduz as chances de maior crescimento do setor, a não ser pelo aumento do consumo em nosso país. Iniciativas importantes têm sido cogitadas pelos representantes da cadeia de lácteos visando mitigar os efeitos da queda dos preços pagos ao produtor. Voltaram `a discussão medidas antidumping, para frear as importações e também o estabelecimento de um mercado futuro para lácteos. Mas estas são medidas difíceis de serem implementadas imediatamente. A queda dos preços, iniciada no produtor e no atacado começou a chegar ao varejo. Esta queda começa a reaquecer o mercado consumidor e pode ser a solução, a curto prazo, para a retração de preços observada no setor.

As informações são do CILeite.