Farelo de Soja: Demanda firme eleva preço do derivado no Brasil
24-11-2025 15:51:33 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do Leite Cepea.
Consumidores brasileiros estiveram mais ativos nas aquisições de farelo de soja na primeira quinzena de novembro. No front externo, a demanda também esteve aquecida, em especial por parte de novos países e/ou de destinos pouco tradicionais, contexto que mantém as exportações brasileiras do derivado com bom desempenho.
De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção nacional de farelo de soja está projetada em 45,73 milhões de toneladas na safra 2025/26, 1,3% acima dos 45,15 milhões de toneladas na safra 2024/25 (que se encerra em dez/25). O consumo doméstico segue estimado em 20 milhões de toneladas, 2,5% maior que os 19,5 milhões de toneladas indicados para a atual temporada.
As exportações devem atingir o recorde de 24,7 milhões de toneladas em 2025/26, 4,6% acima do volume esperado para 2024/25 (23,6 milhões de toneladas) – ainda de acordo com a Conab. Até outubro, o Brasil já havia embarcado 19,6 milhões de toneladas, o maior volume para o período da série histórica da Secex.
Embora os principais destinos do derivado brasileiro sigam sendo Indonésia (3,3 milhões de toneladas em 2025), Tailândia (2,5 milhões de t), Países Baixos (1,7 milhão de t) e França (1,6 milhão de t), o Brasil tem ampliado sua presença em outros mercados, com vendas recordes neste ano, como para Espanha (1,58 milhão de toneladas), Dinamarca (706,06 mil toneladas) e Bangladesh (544,34 mil toneladas). Portugal também registrou demanda significativa, com 38,65 mil toneladas enviadas, o maior volume desde 2013, ainda de acordo com a Secex.
Diante das demandas doméstica e internacional firmes e da valorização externa, os preços subiram no mercado brasileiro. Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, os preços do farelo de soja subiram expressivos 4,9% entre a média de outubro e a da primeira quinzena de novembro. Já no comparativo anual, entre a médias de novembro/24 e da parcial de novembro/25, observa-se queda significativa de 16%, em termos reais (IGP-DI, out/25).
As informações são do Boletim do Leite Cepea.

