Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e doenças
04-12-2025 14:54:53 Por: Assessoria de Imprensa Rainbow Agro. Foto: Divulgação/Rainbow Agro
O Brasil é líder na produção e exportação de soja. Em 2025, o país colheu 169,5 milhões de toneladas, destinando mais de 100 milhões de toneladas ao mercado internacional. Para sustentar esse desempenho consistente, é fundamental que o agricultor redobre a atenção ao manejo fitossanitário da lavoura, combatendo com eficiência pragas e doenças que comprometem o desempenho do cultivo, notadamente em um cenário de adversidades climáticas constantes.
“Nos últimos anos, observamos redução da ocorrência de determinados problemas, como a própria ferrugem asiática, que tantas perdas já causou à soja no país. Isso ocorre por vários fatores, como condições climáticas e adoção de manejos eficazes e diversificados. Numa outra ponta, porém, ganham destaque outras pragas”, destaca Luiz Henrique Marcandalli, head de Marketing da Rainbow Agro.
Isso ocorre, explica o especialista, quando o agricultor deixa de utilizar insumos que controlam determinados inimigos da lavoura, mas também possuem efeito secundário sobre outras pragas. “A própria eficiência do tratamento ou até a introdução de produtos mais específicos leva o produtor a suspender ou diminuir o uso daquela solução que apresentava resultados positivos. O problema é que, ao fazer isso, ele deixa de proteger a lavoura contra pragas secundárias, que voltam a se manifestar e impactam negativamente a produtividade”, explica Marcandalli.
“A agricultura é um sistema dinâmico e constantemente desafiador. Um bom exemplo são as plantas daninhas de folhas largas, que vêm desenvolvendo resistência a ativos como o glifosato, a principal ferramenta de controle, devido ao seu uso excessivo. Outro ponto de alerta: nunca se pode subestimar a ferrugem asiática, que mesmo com redução de ocorrência permanece entre os maiores inimigos da produtividade da soja, gerando perdas que podem chegar a 90% da produção, se não tratada. O mesmo pode se dizer sobre o percevejo. As doenças e pragas são diversas e exigem atenção o tempo todo. Por isso, o produtor precisa adotar estratégias variadas e bem estruturadas para garantir o sucesso da safra”, reforça.
Nesse contexto, o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas (MIP, MID e MIPD) se consolidam como práticas importantes. As estratégias aliam diversas práticas, como rotação de culturas, manejo do solo, uso racional de defensivos e adoção de tecnologias complementares com modos de ação diferentes entre si. Essa integração resulta em maior eficácia no controle dos alvos específicos e, também, ganhos sustentáveis, como melhoria da saúde do solo.
A Rainbow, uma das maiores empresas do setor de proteção de cultivos no mundo, está ao lado do agricultor brasileiro nesse desafio. Um dos seus diferenciais é o portfólio robusto, que inclui soluções complementares e eficazes para o manejo integrado, sem a necessidade de recorrer a produtos de diferentes marcas para compor um programa de controle eficiente.
Entre os destaques para a soja está Aceway, inseticida à base de acetamiprido e bifentrina. Os ingredientes ativos promovem maior proteção por meio de efeito de choque e longo residual, além de oferecer amplo espectro de atuação contra percevejos, cigarrinhas, coleópteros, minadores e mosca-branca.
Já Kromstar é um fungicida formulado com estrobilurina e triazol, uma mistura já conhecida pelo agricultor e que oferece proteção abrangente contra doenças de alta incidência, como ferrugem asiática, manchas foliares e patologias do final do ciclo, pontos críticos no cultivo da soja.
“Essas soluções, junto com as mais de 80 formulações do portfólio já registradas para o Brasil, demonstram o compromisso da Rainbow com o desenvolvimento da agricultura brasileira e mundial. Nosso foco está em oferecer produtos que aumentem a produtividade e a rentabilidade dos produtores, além de promover um manejo responsável e sustentável das lavouras”, finaliza Marcandalli.
Sobre a Rainbow Agro - Nosso compromisso é impulsionar o crescimento. Assumimos a responsabilidade de aprimorar a produção agrícola, oferecendo soluções sustentáveis com altíssima qualidade. Promovemos o crescimento mútuo de nossa equipe de colaboradores, parceiros e agricultores em escala global, nos tornando hoje líderes em exportação de agroquímicos na China e uma das lideranças globais do segmento.
Nossa missão, há 25 anos, é entregar formulações que impulsionem a produtividade na colheita, mas também em todos os elos da cadeia de negócios.
São mais de 100 países, com mais de 8.600 registros globalmente, 360 patentes de formulações próprias e 200 ingredientes ativos, desenvolvidos por uma equipe dedicada de pesquisa em dois centros internacionais de P&D.
No Brasil, ampliamos nossa participação com uma equipe especializada, que prioriza o atendimento das necessidades específicas da nossa agricultura, para entregar excelência da fábrica até o campo.

