2025 termina pior que o esperado para o mercado de leite
15-01-2026 16:08:39 Por: CILeite. Foto: Pixabay
O ano de 2025 foi marcado por recuo nos preços de leite e derivados a partir de abril e forte desvalorização no último trimestre. A produção de leite foi favorecida por melhoria na rentabilidade em 2024 e início de 2025 e um clima favorável. As importações totalizaram 2,14 bilhões de litros de leite equivalentes, sendo o terceiro ano consecutivo com volumes acima de 2 bilhões. Os principais derivados lácteos e o leite no mercado Spot fecharam 2025 com o menor patamar de preços do ano, ilustrando um excesso de oferta. No mercado internacional, o cenário foi parecido com oferta maior que a demanda e recuo nas cotações.
Conseleites apontam para nova desvalorização no preço ao produtor - As sinalizações do Conseleite para o leite entregue em dezembro foram, novamente, de variações negativas. Durante o mês se destacou as quedas nos preços nos estados de SC, com uma variação de cerca de 12 centavos, e MG com cerca de 7 centavos. RS e PR apresentaram variações menores, mas também tiveram uma queda mais acentuada no mês anterior.
Soja, milho e pecuária apresentam valorização - O farelo de soja apresentou valorização no último mês, marcado por preocupações climáticas no Brasil e questões geopolíticas globais. Além disso, a desvalorização do Real frente ao Dólar durante o mês valorizou a soja no mercado brasileiro. O mercado de milho também apresentou resultados positivos, influenciado por boas exportações brasileiras e dos Estados Unidos. O mercado de boi gordo ficou registrou preços estáveis em dezembro, mas com uma trajetória de valorização de no segundo semestre, sustentado por alta das exportações brasileiras.
As informações são do CILeite.

