Mercado lácteo sinaliza tendência de recuperação dos preços
09-02-2026 15:41:36 Por: CILeite. Foto: Pixabay
O preço do leite no mercado spot apresentou alta na segunda quinzena do mês, após quedas consecutivas desde abril de 2025. Isso indica uma desaceleração na oferta de leite cru como reflexo do aperto das margens no segundo semestre do ano passado e também os fatores sazonais, com aproximação da entressafra. O mercado de leite em pó registrou o primeiro aumento do preço mensal médio desde abril de 2025. O leite UHT e o queijo muçarela também se valorizaram no final de janeiro, indicando um piso para as cotações e uma tendência de valorização de leite e derivados nos próximos meses.
Conseleite sugere preços mais estáveis - A sinalização do Conseleite para o preço do leite ao produtor pago em fevereiro apresentou melhores perspectivas do que a dos meses anteriores, com a maioria dos estados apresentados variações próximas da estabilidade. No Rio Grande do Sul, o indicador registrou valorização superior aos demais estados, com mudanças no mix de derivados e maior volume de leite em pó.
Soja e pecuária registram valorização, enquanto milho e dólar recuam - O farelo de soja apresentou valorização durante o mês, influenciado pela alta do óleo de soja na bolsa de Chicago e por expectativa do novo mandato de biodiesel nos Estados Unidos, com maior volume. O milho, por outro lado, registrou queda ao longo de janeiro, pressionado pela perspectiva de boas safras globais e maior venda dos produtores brasileiros. O mercado pecuário manteve se em alta, puxado por uma demanda internacional firme e escalas de abate mais curtas dos frigoríficos. O real apresentou apreciação frente ao dólar ao longo do mês.
As informações são do CILeite.

