Oferta de pasto está melhorando nas propriedades leiteiras no RS

20-05-2022 08:28:49 Por: Emater-RS. Foto: Monika Kubala, Unsplash

Oferta de pasto está melhorando nas propriedades leiteiras no RS
A oferta de pasto está melhorando nas propriedades leiteiras, mas ainda há a necessidade de alimentos conservados para complementar a dieta e também para fazer a regulação da fibra, visto que esses pastos novos possuem elevado teor de água, o que pode provocar diarreias.

As condições sanitárias dos animais são consideradas boas, porém é mantido o manejo para controle do carrapato e as vacinações obrigatórias. No aspecto reprodutivo, no momento, a maior parte dos rebanhos leiteiros está em fase final de lactação.

A manutenção do tempo nublado com episódios de chuva causou novamente acúmulo de barro nos locais de movimentação no entorno das instalações, o que dificulta o manejo com os animais.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, há novamente redução na produção de leite devido à diminuição da oferta de forragem, exceto para aqueles produtores que conseguiram produzir ou comprar feno e silagem. O custo de manutenção aumenta para os que precisam comprar ração ou milho. Já na regional de Ijuí, o volume de produção total está aumentando, e o custo diminuiu consideravelmente em virtude da grande oferta de pastagem e da diminuição do uso de silagem de milho e ração.

Na regional de Passo Fundo, o excesso de umidade contribuiu para aumentar a ocorrência de casos de mamite em função do excesso de barro nos galpões e nas salas de alimentação dos animais.

Na regional de Santa Maria, apesar do vazio forrageiro de outono, este não está sendo muito severo, pois ainda há disponibilidade de pastagens de verão e de campo nativo, e as pastagens de inverno estão apresentando bom desenvolvimento, com áreas já sendo pastoreadas.

Na regional de Santa Rosa, a produção de leite diária voltou a subir, superando a marca de 1,669 milhão de litros por dia. Em alguns municípios, os produtores estão gradativamente migrando para sistemas de criação confinados devido ao aumento de produtividade e principalmente pela diminuição da penosidade ao trabalhador.

Na regional de Soledade, as áreas sobressemeadas em áreas de pastagens de verão perenes, como tifton e campo nativo, já começam a ser pastoreadas. As lavouras de milho tardio para silagem apresentam bom potencial produtivo. No entanto, a limitação de radiação solar está atrasando a formação do grão.

As informações são da Emater-RS.