Como ocorre a mastite no campo e quais medidas são necessárias para evitá-la

30-05-2022 10:52:29 Por: Somaticell. Foto: Divulgação.

Como ocorre a mastite no campo e quais medidas são necessárias para evitá-la
A mastite é uma inflamação do úbere causada por uma variedade de micróbios, principalmente bactérias, que ganham acesso ao interior da glândula mamária. Esses micróbios vivem na vaca, em seu úbere e em seu ambiente, incluindo o chão, fezes, solo, alimentos, água, plantas e equipamentos de ordenha e utensílios. A mastite no campo é um problema complicado e caro para o produtor de leite.

Não há soluções simples para sua prevenção. A melhor maneira de evitar mastite em seu rebanho é a prevenção, mas quando o quadro clínico se instala também é importante saber o que fazer para o seu controle.

Quais as causas da mastite no campo?

É importante notar que, geralmente, a mastite é geralmente multifatorial; resultante de fatores que podem incluir o sistema de produção da fazenda, o ambiente onde se mantém as vacas, o nível de imunidade da vaca e o tipo de patógeno invasor que causa a infecção. Mas existem duas principais causas de mastite e elas incluem:

Infecção – A maioria dos casos de Mastite geralmente ocorre como resultado de uma infecção bacteriana como Streptococcus agalactiae e Staphylococcus aureus. É possível que esses organismos bacterianos se transmitam às vacas através das camas ou de equipamentos contaminados. A infecção então incita uma resposta imune que se desenvolverá a mastite na vaca

Lesão – A mastite também pode ocorrer como resultado de lesão no úbere da vaca. A lesão pode ser física, química, mecânica ou térmica.

As moscas também são um grande fator na propagação da doença, especialmente se as vacas forem mantidas em áreas confinadas com altas populações de moscas. As moscas carregam a doença, movendo bactérias da superfície da pele para o tecido mamário .Este é o ponto de entrada do patógeno que permite que as bactérias infectem o úbere.

Além disso, vacas mais velhas têm maior risco de ter mastite porque normalmente têm úberes maiores do que as vacas mais jovens. Portanto, a chance de lesão física do úbere é maior, e na lactação precoce o úbere muitas vezes entra em contato com o solo, devido à baixa altura do animal, permitindo a entrada de bactérias patogênicas.

Bezerros também podem espalhar a infecção entre os quartos quando mamam. Além disso, se ocorrer uma sucção cruzada entre vacas, bactérias podem ser espalhadas para outras vacas. 

O clima também é um fator de risco para que a mastite ocorra. Os casos de mastite aumentam quando o tempo está quente e úmido.

Como se detecta a mastite em vacas?

Os sintomas mais óbvios de mastite clínica nas vacas são: Úbere inchado, calor, dureza, vermelhidão ou dor.  Além disso, o leite da vaca infectada assume uma aparência aguada e com floculações, coágulos ou pus estão frequentemente presentes. 

Outros sinais comuns incluem a redução da produção de leite, aumento da temperatura corporal, falta de apetite e uma redução ou relutância em se mover devido à dor do úbere inchado.

Devido à natureza infecciosa da mastite, ela normalmente deve ser tratada com antibióticos. Mesmo a mastite resultante da lesão deve ser tratada com antibióticos para prevenir e resolver qualquer complicação infecciosa da lesão. Para tratar a vaca pode ser ordenhada e em seguida, o antibiótico pode ser infundido diretamente na glândula infectada. É necessário entrar em contato com o seu veterinário para a escolha do antibiótico específico a ser usado, a dosagem correta e o método de aplicação, especialmente para evitar o abuso de antibióticos e o descarte desnecessário de leite.

Outras formas de tratamento e resolução de mastite nas vacas é a administração da ocitocina para estimular a descida e o fluxo de leite, de modo a aliviar a úbere da carga bacteriana e diminuir o seu desenvolvimento. Também, o uso de anti-esteróides e anti-inflamatórios pode ser dado para reduzir o estado inchado e a dor do úbere.

Para a mastite que não é curada mesmo após tratamento constante e prolongado, a melhor opção é excluir o animal do rebanho para que a infecção (mastite) não se espalhe para outras vacas no rebanho bovino.

Como você pode prevenir a mastite nas vacas em sua fazenda de gado?

Agora que já abordamos como tratar a mastite no caso das vacas infectadas, vamos a uma abordagem sobre a prevenção. Esses são alguns pontos de atenção aos quais o produtor deve ficar atento:

Meio ambiente - Um ambiente limpo otimiza a prevenção de patógenos da mastite ambiental. Para vacas secas alojadas no pasto, forneça às suas vacas sombra que é gerada entre campos e/ou árvores. Para vacas secas alojadas em um celeiro, camas limpas e confortáveis podem fazer uma diferença significativa na prevenção de mastite.

Nutrição - Adicionar a quantidade sugerida e o tipo de minerais e vitaminas à alimentação de suas vacas pode ajudar a aumentar seu sistema imunológico e ajudar seu corpo a combater os patógenos de mastite.  Quantidades adequadas de energia e proteína também são necessárias para um sistema imunológico forte

Prevenir distúrbios metabólicos - Distúrbios metabólicos surgem quando a vaca entra em equilíbrio energético negativo, ou seja, quando não está consumindo ração suficiente para atender às suas necessidades. É fundamental manter suas vacas em temperatura baixa e comendo durante este tempo. No entanto, também é muito crítico não exagerar a energia fornecida na alimentação para vacas secas.

Vacinação - Estabelecer um protocolo de vacinação para vacas secas e frescas pode reduzir significativamente a mastite em seu rebanho. Você deve trabalhar com seu veterinário para encontrar um calendário de vacinação que funcione para você e sua fazenda.

Tratamento de vaca seca - Este é um dos pontos mais importantes dos programas de controle de mastite. Consiste no tratamento de todos os quartos mamários com antibiótico após a última ordenha, no final da lactação (início do período seco). ajudando a curar infecções anteriores, ao mesmo tempo em que ajudam a prevenir novas infecções

Segue também uma lista com algumas atitudes gerais que podem ser tomadas pelos os produtores no intuito de amenizar a sua incidência:

• Manejo higiênico das vacas, o que inclui bom manejo populacional, preparação eficaz de desinfecção para uma boa higiene do leite, saúde e controle de doenças.
• Manter um ambiente saudável e habitável em sua fazenda. Na verdade, gerenciar o meio ambiente é muito mais importante que o uso de medicamentos. Ao tratar casos ativos, certifique-se de que a área de tratamento está limpa, pois mais problemas podem ocorrer com saneamento precário e ambiente anti-higiênico. Além disso, evite manter as vacas em áreas de confinamento o máximo possível.
• Identificação imediata e tratamento de casos de mastite clínica, incluindo o uso do tratamento mais adequado para os sintomas e a identificação do agente patogênico.
• Manutenção regular e higiênica dos equipamentos de ordenha.
• Manter um bom registro de todos os aspectos do tratamento da mastite e dos casos, identificação dos animais tratados de modo a monitorar a incidência de infecções, alterações, planos de tratamento e prevenção no rebanho bovino.

Garantir que as vacas estejam recebendo a nutrição correta e limpa para que possam manter um sistema imunológico forte e sejam menos propensas a microrganismos infecciosos causando mastite. Através de tudo, certifique-se de consultar seu veterinário para um plano adequado sobre o tratamento e prevenção de mastite em sua fazenda. Isso diminui as perdas econômicas e financeiras a longo prazo.

Procedimentos de ordenha recomendados para prevenir mastite em gado leiteiro

Procedimentos corretos de ordenha são importantes, independentemente das vacas serem ordenhadas à mão ou automatizadas. A preparação para ordenha reduz o número de microrganismos contaminantes na pele e estimula a descida do leite.

Além de reduzir essa contaminação, diminui o leite residual deixado no úbere no final da ordenha, aumenta a produção de leite, diminui o tempo de ordenha e reduz a disseminação de organismos contagiosos e ambientais que causam a mastite e reduzem a qualidade do leite.

Os principais procedimentos de ordenha incluem o seguinte:

• Forneça às vacas um ambiente limpo e livre de estresse. As vacas não devem se assustar ou se excitar antes de ordenhar, pois esse estresse libera hormônios que interferem com o leite normal e reduzem a resistência da vaca à mastite.
• Ao lavar a vaca ou resfriá-la com umidificadores, certifique-se de que pelo menos 30 minutos decorridos antes da colheita do leite, para minimizar a probabilidade de água suja escorrendo para a região dos úberes durante a ordenha.
• Lave as superfícies inferiores do úbere. A lavagem correta e a massagem liberam hormônios para a descida do leite. Uma solução higienizadora deve ser usada no balde com um panos individuais ou toalha de papel para lavar a úbere. Não reutilize panos, toalhas de pano ou de papel, porque esta ação permite a contaminação cruzada entre vacas.
• Secar o úbere adequadamente. A umidade residual resulta em água carregada de micróbios sendo transferida para o balde de leite (com ordenha manual) ou sendo atraídos para os ductos das máquinas de ordenha.
• As mãos nunca devem entrar em contato direto com o leite.
• Observe as unidades de ordenha de perto enquanto estiver presa para garantir que elas sejam ajustadas corretamente e para ajudar na prevenção do deslizamento do copo (teteira). O deslizamento ou o escoamento das teteiras retardam a operação de ordenha e podem causar infecções induzidas pela máquina. Como a maior parte do deslizamento ocorre no final da ordenha, este é o momento de maior atenção do operador.
• Evite irregularidades no fluxo de vácuo devido às súbitas entradas de ar ao conectar ou ao remover o leite acumulado.
• Nunca puxe a unidade de ordenha do úbere enquanto ainda estiver sob vácuo porque isso leva à infecções no úbere, conforme referidas acima.
• Se usar uma máquina de ordenha de balde, certifique-se de que o balde esteja pendurado de cabeça para baixo para que possa ser drenado corretamente antes de reutilizá-lo.
• Alimente as vacas imediatamente após a ordenha para garantir que elas não se deitem por pelo menos 30 minutos.
• Certifique-se de que as vacas se deitem sobre um ambiente limpo.

Ao ordenhar vacas infectadas por mastite:

• Ordenha estas vacas por último.
• Use luvas ao ordenhar vacas infectadas por mastite, descartando as mesmas quando tocarem o úbere contaminado.
• Enxague e higienize os equipamentos de ordenha de leite após a ordenha de cada vaca infectada por mastite .

Controle e tratamento da mastite no campo:

Fazer o monitoramento e o controle de infecção por mastite bovina regularmente, também é um procedimento essencial para o controle da mastite no campo.

Uma das melhores formas de fazer isso de maneira efetiva e ágil é através da contagem de células somáticas (CCS), que possibilitará uma análise mais abrangente da situação da doença no rebanho.

Além disso, é importante administrar tratamentos corretos para cada tipo de infecção e para cada ciclo da vaca (período seco ou período de lactação). Em alguns casos é possível tratar a mastite naturalmente, sem a administração de medicamentos.

Em casos de mastite clínica, administrar os tratamentos em ciclos de lactação são mais eficazes. Enquanto para tratamentos da mastite subclínica, o período seco é mais eficaz. Portanto, recomenda-se muito a terapia da vaca seca.

É fundamental conhecer o que é a mastite bovina, suas causas e seus tipos e entender a importância de manter um controle sobre esse tipo de infecção, que é tão comum no contexto agropecuário.

Entretanto, mais importante do que isso, é absorver essas informações e saber utilizá-las na aplicação e na adoção de boas práticas para controlar a mastite bovina.

Assim, ao realizar a adaptação do ambiente, educar sua equipe de profissionais, fazer um gerenciamento de todo o processo de ordenha e entender e aplicar tratamentos apropriados para cada tipo de infecção, aumentará a sanidade do rebanho, e consequentemente a capacidade produtiva e a qualidade do leite das vacas leiteiras.

Colunista

Somaticell

Soluções para controle de qualidade de leite e alimentos.