Consumo de soja ajuda a ter um inverno mais saudável

04-07-2022 09:11:04 Por: Assessoria de Imprensa Yakult. Foto: Depositphotos/ben_24

Consumo de soja ajuda a ter um inverno mais saudável
Entre as recomendações dos médicos para ter saúde durante o inverno – que começou oficialmente no Brasil dia 21 de junho – estão manter-se hidratado com a ingestão frequente de água, chás ou sucos e alimentar-se de maneira saudável. Além das doenças típicas do frio, como gripes, resfriados e outras enfermidades respiratórias, também é preciso estar atento ao coração, pois os casos de infarto e outras doenças coronarianas aumentam na estação mais fria do ano, principalmente entre idosos, cardiopatas e pessoas que ficam expostas ao tempo. E um dos alimentos que podem ajudar a manter a boa saúde e evitar o risco de doenças cardiovasculares é a soja.

A partir de inúmeras pesquisas indicando que dietas à base de proteína vegetal são mais benéficas à saúde do que as de origem animal, a soja e seus derivados tornaram-se conhecidos como ‘alimentos completos’. Esse conceito ganhou ainda mais peso com observações de dietas e baixa incidência de doença cardiovascular no Japão e em outros países da Ásia – onde o consumo de produtos derivados da soja é alto –, assim como menores índices de LDL-colesterol (conhecido como colesterol ruim) na população.

A soja é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, fósforo, vitaminas E e do complexo B, proteínas, lipídeos e fibras, que promovem a sensação de saciedade e contribuem para melhora do trânsito intestinal. Além disso, o consumo regular da soja pode ajudar a amenizar os efeitos desagradáveis da menopausa – outro fator de risco para doenças coronarianas –, prevenir a osteoporose e até mesmo o câncer de útero e ovário.

“O grão pode ser utilizado em diversas preparações, mas também é possível consumir a soja em forma de proteína texturizada que, inclusive, é uma opção para ‘substituir’ a carne em algumas refeições. Além disso, a soja está presente em bebidas, molhos, tofu e até mesmo como farinha”, explica a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências & Pesquisas da Yakult do Brasil. A FDA, órgão do governo dos Estados Unidos que regulamenta os setores de alimentos e medicamentos, recomenda a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja para melhorar a atividade fisiológica do organismo.

Cultivada há mais de 5 mil anos pelos povos orientais, a soja é reconhecida como uma das principais fontes de proteína vegetal e seu consumo no mundo é incentivado por especialistas em nutrição. A leguminosa desembarcou no Brasil em 1908 com os primeiros imigrantes japoneses – um dos povos que mais consomem soja no mundo –, mas a expansão do plantio no Brasil iniciou apenas nos anos 1970, quando a indústria de óleo começou a ser ampliada e houve aumento da demanda internacional pelo grão.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), o Brasil é o segundo país em produção e processamento mundial de soja, sendo também o segundo maior exportador de grão, óleo e farelo de soja. As estimativas são de que a cadeia produtiva da soja reúna mais de 243 mil produtores no Brasil e um mercado de 1,4 milhão de empregos. A China é a atual líder no consumo global, com importações anuais que já chegam perto de 100 milhões de toneladas por ano.

Suco com extrato de soja - Para estimular a ingestão de sucos também nos meses de inverno, a Yakult está com uma campanha promocional do alimento à base de extrato de soja Tonyu. Durante a campanha, que começa dia 4 e segue até 16 de julho, o produto terá valor reduzido na venda domiciliar (aproximadamente 13% de desconto na compra de 12 unidades), além de o consumidor ganhar uma sacola exclusiva.

Por ter como base a proteína vegetal da soja, o Tonyu também é indicado para pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou intolerância à lactose – problema que ocorre devido à diminuição da atividade da enzima lactase para hidrolisar a lactose, principal carboidrato do leite, na mucosa do intestino delgado. A intolerância à lactose é uma das desordens genéticas mais comuns no mundo, atingindo mais de 46% da população global. Por ser adoçado com sucralose e ter apenas 37 calorias na embalagem longa vida de 200ml, o Tonyu também contribui para a manutenção do peso e da saúde.

Mais informações - O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 32,7 mil no Japão e 47,5 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil – que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2020).