Temperaturas amenas melhora condições de conforto térmico aos animais no RS

09-09-2022 10:35:16 Por: Emater-RS. Foto: Pixabay

Temperaturas amenas melhora condições de conforto térmico aos animais no RS
As condições do tempo foram consideradas favoráveis, com dias secos e ocorrência de chuvas por curto período, fornecendo umidade ao solo e favorecendo o bom desenvolvimento e rebrote das forrageiras, mas sem a formação de barro nos arredores das instalações. As temperaturas amenas também deram melhores condições de conforto térmico aos animais, que permanecem mais tempo pastejando.

Principalmente as áreas com azevém estão com bom desenvolvimento, porém os rebanhos que estão em áreas com plantio de aveia estão tendo que ser suplementados, devido à perda de qualidade da forragem que está em final de ciclo.

Na parte sanitária, alguns agricultores realizam manejos e vacinações tanto preventivas, como contra clostridioses, quanto obrigatórias, como contra a brucelose bovina ou raiva herbívora, sendo esta última realizada sob a orientação das Inspetorias de Defesa Agropecuária.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, com o aumento da oferta de forragem verde de qualidade no que se refere aos níveis de proteína bruta e digestibilidade, alguns produtores puderam reduzir as quantidades de ração comercial, diminuindo os custos da dieta dos rebanhos. Em Itaqui, os produtores estão com grande concentração de vacas em início de lactação, refletindo em aumento do volume de leite produzido.

Na regional de Caxias do Sul, as silagens de milho e de sorgo da safrinha estão sendo utilizadas por boa parte dos produtores, apresentando boa qualidade nutricional, o que auxilia na dieta dos rebanhos. Nas localidades com registros de temperaturas mais altas, os produtores começaram a adquirir insumos para o plantio de milho que será usado na confecção de silagem.

Na regional de Erechim, os rebanhos estão com bom estado corporal e boas condições sanitárias. Em função da estabilidade dos preços dos principais insumos usados na nutrição e do, ainda, alto valor pago pelo litro do leite, os produtores se dizem satisfeitos com a atividade leiteira.

Na regional de Ijuí, a produção segue estável, com redução do número de animais e aumento da produtividade por animal, devido ao melhoramento genético dos rebanhos e descarte dos animais menos produtivos. O custo de produção teve leve queda por conta da pequena redução do preço dos fertilizantes e dos concentrados. Há expectativa de redução do preço do produto, o que tem gerado preocupação entre os produtores.

Na de Passo Fundo, as condições sanitárias dos rebanhos continuam em níveis satisfatórios e dentro do esperado para esta época do ano. Os produtores mantiveram o fornecimento de silagem e rações para o lote das vacas leiteiras, visando atender às necessidades nutricionais dos rebanhos, o que ajuda a manter a produtividade alta.

Na regional de Pelotas, a produção vem aumentando devido aos nascimentos e melhorias das condições das pastagens. Em Pedras Altas, os produtores estão encomendando sementes e adubo para pastagens e para as lavouras que serão utilizadas na produção de silagem.

As informações são do Emater-RS.