Farelo de soja: Valores caem após quatro meses de altas consecutivas

23-02-2023 14:18:09 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do leite Cepea.

Farelo de soja: Valores caem após quatro meses de altas consecutivas
Depois de subirem por quatro meses consecutivos, os preços internos do farelo de soja recuaram na primeira quinzena de fevereiro. A pressão sobre os valores veio da ausência de compradores no mercado spot – grande parte dos demandantes indicou estar consumindo o derivado em estoque. Assim, muitos compradores estão no aguardo da intensificação da colheita de soja da safra 2022/23, no Brasil, para, então, efetuar novas aquisições de farelo de soja.

Além disso, a retração dos compradores também esteve atrelada às expectativas de produção recorde de farelo de soja no Brasil, prevista em 40,87 milhões de toneladas, pelo USDA.

Na média das regiões brasileiras acompanhadas pelo Cepea, os preços do farelo de soja caíram 1,1% entre a média de janeiro/23 e a da parcial de fevereiro/23.

O movimento de baixa, entretanto, foi limitado pelas expectativas de que o Brasil irá absorver parte da demanda global por farelo de soja. O USDA aponta que o Brasil deverá embarcar volume recorde de 21 milhões de toneladas na temporada 2022/23; enquanto a Argentina (principal exportadora global), apenas 26,2 milhões de toneladas, a menor quantidade desde a safra 2013/14.

As informações são do Cepea.