Serviço de Inspeção da Emdagro trabalha na regularização de mais um laticínio em Sergipe

15-06-2023 10:28:20 Por: Seagri-SE. Foto: Divulgação, Seagri-SE

Serviço de Inspeção da Emdagro trabalha na regularização de mais um laticínio em Sergipe
Um trabalho importante desenvolvido pela Emdagro é a regularização dos estabelecimentos de produção de queijo para a obtenção do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) dos produtos de origem animal, na qualidade tem sua qualidade sanitária avaliada. Essa ação garante que a produção de alimentos seja apta ao consumo e permite a distribuição desses produtos entre os diversos municípios sergipanos. Exemplo dessa realidade, o Laticínio Milk Vida, localizado no Povoado Junco, em Porto da Folha, de propriedade de Carlos José Soares, recebeu, na última semana, uma visita técnica da equipe da Emdagro para acompanhamento das orientações demandadas pelo Serviço de Inspeção de Produto de Origem Animal, para a emissão do SIE.

A visita foi conjuntamente realizada com os técnicos da Emdagro da Inspeção e Engenharia e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), que discutiram os aspectos técnicos construtivos, as alterações hidráulicas dos projetos arquitetônicos, hidráulicos e sanitários em comparar com os aspectos executivos checados com as normas técnicas. “As discussões se estenderam sobre a operacionalidade do empreendimento, considerando o fluxo de produção, armazenamento, conservação e expedição, além das medidas sanitárias implantadas com a participação da equipe técnica do empreendimento”, declarou a coordenadora da notificação de produto de origem animal, a médica Veterinária da Emdagro, Tâmara Roxana.

De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegeta da Emdagro, Aparecida Andrade, as visitas técnicas multiprofissionais são importantes para orientar os produtores a conquistarem novos mercados através da certificação do SIE. “Importante enfatizar que é indispensável a regularização dos estabelecimentos, pois aqueles que não possuem o registro são considerados clandestinos, podendo ter seus produtos apreendidos e destruídos pelas autoridades competentes” explicou.

Com os desafios que vêm encontrando e suas conquistas e sonhos sendo realizados, o produtor José Carlos Soares, proprietário do Laticínio Milk Vida, não esconde o orgulho de está próximo de conseguir o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). “Há menos de 10 meses o projeto que foi feito para uma fábrica de até 2 mil litros/dia, mas depois de conseguir um bom negócio com a aquisição da antiga instalação da Coopeagril, situada em Porto da Folha, soliciti ao engenheiro para alterar o projeto para uma indústria de capacidade de até 20 mil litros/dia. Por isso, nossa gratidão a toda a equipe técnica da Emdagro e Seagri pela visita realizada. Agradeço também ao governador Fábio Mitidieri pela preocupação com a geração de emprego e renda no Estado. É a realização de um sonho em poder vender meus produtos legalizados direitinho e para todo Sergipe

As informações são do Seagri-SE.