Queijos autorais e queijos artesanais de origem

15-04-2024 16:05:52 Por: Globalfood. Foto: Globalfood/Divulgação

Queijos autorais e queijos artesanais de origem
Queijo com história para contar pode alcançar melhores preços no mercado? Essa é uma pergunta sempre presente nas discussões sobre as vantagens e as alegrias da produção de queijos especiais e sabemos que a resposta é afirmativa.

Temos visto a trajetória de sucesso de muitas regiões do Brasil e seus queijos de “terroir” que encantam os consumidores não apenas por seus sabores, mas também por suas narrativas. Um exemplo disso são os queijos da Serra da Canastra (MG) onde muito se lutou para afirmar a sua história e modo produtivo e hoje são uma verdadeira locomotiva que coloca em movimento todo esse setor no Brasil.

Vale a pena diferenciar conceitualmente os queijos dessas duas categorias.

Queijos Artesanais de Origem:
• São produzidos de acordo com técnicas tradicionais em regiões específicas, garantindo características únicas de sabor, aroma e textura;
• São feitos a partir de leite cru, ou seja, não pasteurizado, o que contribui para a preservação de micro-organismos benéficos e peculiares às regiões ao processo de maturação;
• Cada queijo artesanal de origem é identificado pela sua região de produção e pelo processo de fabricação tradicional que segue;
• Exemplos de sucesso nessa categoria incluem, internacionalmente, o Queijo Serra da Estrela, produzido na região da Serra da Estrela, em Portugal, e o Queijo Roquefort, da França. Aqui no Brasil o Queijo da Canastra, que diferente dos outros queijos Minas, trabalha com a técnica do “pingo” (fermento do dia anterior) e são um bom exemplo nacional, entre outros.

Queijos Autorais:
• São produtos inovadores que refletem a personalidade e a criatividade do produtor ou da empresa. Eles visam oferecer uma experiência sensorial única aos consumidores;
• Muitas vezes, os queijos autorais são produzidos a partir de métodos não tradicionais, incorporando ingredientes e técnicas diferentes dos queijos clássicos;
• Cada queijo autoral é único, desenvolvido com base na inspiração e experimentação do produtor;
• Exemplos de sucesso nessa categoria incluem o Queijo Azul do Mar da Irlanda, produzido com algas marinhas, e o Queijo Truffle • Tremor dos Estados Unidos, enriquecido com trufas. Aqui no Brasil temos vários exemplos também vencedores, como os produtos do Caminho do Queijo Artesanal Paulista, na figura, por exemplo, do Laticínio Pardinho que tem ganhado seguidos prêmios mundiais com seus queijos.

Diferença entre as categorias:
A principal diferença entre queijos artesanais de origem e queijos autorais está no modo de produção. Os queijos artesanais de origem seguem técnicas tradicionais em regiões específicas, enquanto os queijos autorais são criações únicas e inovadoras. Os queijos artesanais de origem são conhecidos pelo seu perfil regional característico, enquanto os queijos autorais destacam-se pela originalidade e criatividade. Temos visto hoje um fenômeno acontecendo que é o das queijarias artesanais e de origem começarem a produzir seus queijos autorais também.

Cenário Brasil e perspectivas de mercado futuro:
No Brasil, tanto os queijos artesanais de origem quanto os queijos autorais têm ganhado destaque junto a um público cada vez mais exigente e que quer experimentar novos sabores e sensações. Segundo dados da MINTEL. O país possui uma diversidade de regiões com potencial para a produção de queijos artesanais de origem. Isso tem contribuído para a valorização dos produtos regionais e para a criação de identidades únicas de queijos brasileiros.

Quanto aos queijos autorais, os produtores têm explorado ingredientes e técnicas inovadoras, criando queijos exclusivos que atendem a demandas específicas do mercado. A criatividade e a originalidade desses queijos têm atraído consumidores em busca de experiências sensoriais diferenciadas.

As perspectivas de mercado futuro para ambos os tipos de queijos são positivas. A valorização da produção artesanal e o reconhecimento da qualidade dos queijos brasileiros têm impulsionado o consumo desses produtos. Além disso, a busca por novidades e a valorização de produtos únicos e autênticos também abrem caminho para o crescimento dos queijos autorais. A diversificação do mercado de queijos no Brasil tende a fortalecer e impulsionar essas categorias nos próximos anos.

A GLOBALFOOD: lado a lado com nossos clientes e desenvolvendo projetos mais que especiais.

Temos todo um portfólio de produtos. Saiba mais acessando aqui!