Milho: Colheita avança, mas agentes seguem atentos à produtividade
24-06-2024 15:57:17 Por: Carolina Camargo Nogueira Sales, Boletim do leite Cepea. Foto: Pixabay
As colheitas da primeira e segunda safras de milho avançam no Brasil, mas agentes continuam incertos quanto à produção da segunda safra. Isso porque o clima durante o desenvolvimento não amenizou a situação das lavouras, especialmente as do Sul, Sudeste e de partes do Centro-Oeste.
Com isso, ainda que muitos produtores tenham aumentado o volume de milho disponível no spot durante a primeira quinzena de junho, uma parcela, receosa quanto aos impactos do clima adverso sobre as lavouras, seguiu limitando a oferta. Do lado da demanda, consumidores receberam lotes negociados antecipadamente ou priorizaram a utilização dos estoques, adquirindo poucas quantidades no spot, à espera de novas desvalorizações.
De acordo com a Conab, até o dia 16 de junho, a colheita da segunda safra chegou a 13,1% da área nacional, enquanto a da safra verão totalizou 88,1% da área.
Quanto aos preços, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) caiu 2,7% na parcial de junho (até o dia 14), fechando a R$ 57,77/sc de 60 kg no dia 14. A média mensal está 1,4% inferior à de maio.
Entre as regiões acompanhadas pelo Cepea, no acumulado de junho, os preços subiram leve 0,2% no mercado de lotes (negociação entre empresas), mas recuaram 2,1% no de balcão (preço recebido pelo produtor).
As informações são do Boletim do Leite Cepea.