Otimista, só de Raiva!

16-03-2017 14:39:38 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

Otimista, só de Raiva!
Esta frase é do meu amigo, Ronaldo Fraga, de Belo Horizonte: Otimista, só de raiva. Na verdade é mais que uma frase, é um grito diante de tanto pessimismo neste País, é um lema, uma missão. Vivemos em meio a tanta corrupção, a tanta injustiça e tanta burocracia que se bobearmos viramos pessimistas também.

Dá nos nervos ver tanto dinheiro indo pros ralos corruptos, bancando regalias, custeando benefícios, arcando despesas mirabolantes e embranquecendo colarinhos. Dá nos nervos ver filas quilométricas em hospitais, em porta de posto de saúde, corredores virando salas de atendimento, médicos se virando nos trinta pra dar conta do recado – isso quando tem médicos. Dá nos nervos ler os noticiários e perceber que os bandidos estão livres nas ruas e os cidadãos de bem estão presos em suas próprias casas. Onde isso vai parar?

Não obstante, a economia da China despencando e afetando a saúde financeira do mundo. As moedas estão instáveis e as bolsas desvalorizando. Uma insegurança paira no ar e no coração dos brasileiros. Converso muito com fornecedores, com donos de empresas, vendedores e com os clientes. Todos estão preocupados com o rumo que o País está tomando. Fico com pena e tento animar, motivar e estimular. O trem tá feio! É de dar nervos!

O cenário faz com que qualquer um torne-se pessimista. Agora eu pergunto: você é qualquer um? Se você realmente quer fazer a diferença neste mundo, seja otimista, ainda que seja só de raiva contra este sistema corrompido que estamos vivendo. Seja otimista. Tenha fé. Acredite. Insista. Persista. Prossiga. Mantenha a calma, a paz, a tranquilidade: vai dar certo pra você!

Termino com uma frase do Ricardo Jordão Magalhães, que conheci em São Paulo ano passado: “Seja um incentivador de pessoas, o mundo já tem críticos demais”. Então, se o sistema é nervoso, bora lá: otimista, só de raiva!

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.