Prepare-se para o Internacional Raw Milk Cheese Apreciation Day

22-03-2019 14:26:41 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

Prepare-se para o Internacional Raw Milk Cheese Apreciation Day
Um dia destinado só para apreciar e valorizar o queijo artesanal de leite cru? Sim existe. Dia 20 de Abril é este dia delicioso e neste ano de 2019 acontecerá pela quinta vez. Considerado como o “feriado favorito” o movimento é promovido pela Coalition Cheese Oldways com o objetivo de celebrar os queijos de leite cru, bem como os produtores que os fazem. Busca-se valorizar receitas locais ou do exterior, receitas antigas ou inovadoras, refletir centenas de anos de fabricação de queijos ou mostrar novos terruás. Comemora-se a existência destes queijos e estimula-se a aproveitá-los e promovê-los.

Como participar? Se você é lojista ou produtor de queijo pode planejar um evento de degustação ou descontos especiais para 20 de Abril de 2019 e registrá-lo aqui, incluindo sua ação no mapa oficial do #rawcheeseday. Ainda é possível baixar cartazes e materiais gráficos em vários idiomas para promover o Dia aqui. Recomenda-se que use a Tag #rawcheeseday nas publicações em redes sociais. Dá até pra comprar meias super invocadas e descoladas para usar no dia (dizem que isso dá uma soooooooorte!)

Com meias ou sem meias, o importante é participar, afinal a missão da Coalition Cheese Oldways é inspirar as pessoas a relembrarem a tradição e as formas antigas de comer queijos artesanais em quantidades saudáveis.

Até o fechamento desta matéria apenas 2 eventos estavam cadastrados: a degustação da QUEIJO D’ALAGOA-MG em Alagoa/MG e o evento da PRODUTOS DOC no Rio de janeiro/RJ. Estima-se que dezenas de atividades espalhadas por todo Brasil serão cadastradas até o dia 20/04.

Se você não é lojista e nem produtor, pode participar como apreciador de queijos. Procure saber onde terá um evento mais próximo da sua casa e neste dia diga: cheese!

* Osvaldo Martins de Barros Filho é de Alagoa/MG, empreendedor mineiro na Queijo d’Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo pela internet, bacharel em Direito, palestrante, Secretário da Comissão do Queijo Artesanal da ABRALEITE e mebro da Comissão Técnica do Queijo Artesanal na FAEMG; escreve ao GUIALAT e ao Portal do Queijo mensalmente.

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.