Os queijos do Outono

02-05-2019 10:52:16 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

Os queijos do Outono
O verão já foi embora. Chegou o outono. A estação mudou. E com isso a temperatura também começa a mudar, bem como a umidade do ar. E como o tempo muda, o Queijo Artesanal também muda. É incrível!

Diferente do queijo industrial feito em grande escala com leite pasteurizado que não muda. É sempre padronizado o ano inteiro. Nada contra!

Queijo Artesanal a pegada é diferente! As vacas e até as bactérias do leite reagem de forma diferenciada devido ao clima e os fatores ambientais. Isso graças ao terruá. O conjunto de fatores ambientais somados ao saber fazer tradicional resultam num queijo singular, ímpar e único. Lembre-se disso ao degustar os queijos artesanais feitos neste outono!

A baixa temperatura deixa a maturação mais lenta, ou seja, o queijo demora um cadinho a mais para maturar. No verão, a maturação é mais acelerada, o queijo perde a umidade mais rápido. Já no outono, conserva-se esta umidade por mais tempo sendo um diferencial na cura do queijo nesta estação.

No outono o queijo artesanal tem nuances de outono. No inverno, sabor de inverno. Na primavera, gostinho de primavera. No verão apresenta as notas de verão. É a mágica que o terruá proporciona. Experimente!

* Osvaldo Martins de Barros Filho é de Alagoa/MG, empreendedor mineiro na Queijo d’Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo pela internet, bacharel em Direito, palestrante, Secretário da Comissão do Queijo Artesanal da ABRALEITE e mebro da Comissão Técnica do Queijo Artesanal na FAEMG; escreve ao GUIALAT e ao Portal do Queijo mensalmente.

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.