MESA – use esta rede social!

28-01-2020 13:58:02 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

MESA – use esta rede social!
Em qualquer lugar do interiorzão de Minas Gerais que você chegar certamente vai ter uma fumacinha saindo pela chaminé. Conforme for aproximando alguns cachorros vão começar a latir.

Se você for conhecido, pode abrir as porteiras. O anfitrião vai cumprimentar: -Dia!!!, se for de manhã; -Batarde, se for depois do almoço. E vai emendar: vamo chegá!

A gente pouco usa a sala de estar. A gente usa mais a cozinha. É lá que tem fogão à lenha, tem pia, tem panela, tem caneca, tem prato, tem colher. E é lá que fica a mesa. Geralmente as mesas são grandes. Uma porção de cadeiras em volta. Tem mesa que tem até umas bancas de madeiras em volta, caso as cadeiras não sejam suficientes, senta na banca e encosta na parede.

Em cima da mesa certamente vão colocar um queijo e uma faca. Uma buscada no fogão à lenha e lá vem um bule de café. Daí pra frente a prosa fica a cargo da sua imaginação! Parece saudosista esta introdução? Mas ainda é contemporânea.

Tanto que uma empresa aérea holandesa chamada KLM serviu uma ceia no aeroporto de Amsterdã colocando 20 banquinhos azuis. A mesa ia descendo conforme as pessoas sentavam. Quando todos bancos estavam ocupados a mesa ficou no nível adequado para servir. Pessoas que não se conheciam, vinham e iam para destinos diferentes, celebraram e confraternizaram sentados à mesa!

Percebe a importância da mesa? As pessoas conversam, conhecem, descobrem, divertem, aprendem, ensinam, aconselham, compartilham experiências e contam histórias. A mesa é uma rede social que precisa ser mais compartilhada, mais acessada, mais respeitada.

Não espere por uma mesa do aeroporto, da próxima vez que passar por Minas Gerais, ou até mesmo na mesa da sua casa, experimente colocar o celular no silencioso deixando-o de lado um cadinho para aproveitar e trocar uns dedos de prosa com quem está sentado à mesa. Este simples ato te proporcionará aprendizados incríveis!

* Osvaldo Martins de Barros Filho é de Alagoa/MG, empreendedor mineiro na Queijo d’Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo pela internet, bacharel em Direito, palestrante, Secretário da Comissão do Queijo Artesanal da ABRALEITE e mebro da Comissão Técnica do Queijo Artesanal na FAEMG; escreve ao GUIALAT e ao Portal do Queijo mensalmente.

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.