Produção de leite apresenta recuperação lenta em RS

25-03-2022 09:26:49 Por: Emater-RS

Produção de leite apresenta recuperação lenta em RS
A produção de leite apresenta recuperação lenta. Em diversas regiões, os produtores ainda utilizam quantidades reduzidas de ração devido ao alto custo. Já alguns produtores mantêm áreas sem o acesso dos animais, visando estimular o desenvolvimento das forrageiras, o que aumenta a necessidade de feno e ração.

As temperaturas amenas melhoram as condições de bem-estar animal, pois incrementam o consumo de forragem verde, silagem, feno e ração, refletindo na ampliação da produção de leite.

Há relatos de aumento de infestações por carrapatos bovinos. Os produtores seguem sendo orientados a vacinar e manter o monitoramento a qualquer sinal de raiva herbívora.

Com a melhora na oferta de forragens, os produtores conseguiram diminuir, um pouco, os custos de produção.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, o uso de parte das lavouras de milho no complemento da dieta das matrizes ainda é adotado por alguns produtores, considerando que a presença de grãos eleva os níveis de energia, o que reflete no aumento da produtividade.

Na de Soledade, as lavouras de milho tardio destinadas à silagem apresentam bom potencial produtivo, o que significa que haverá restabelecimento de parte da quantidade de alimento conservado para ser usado nas épocas de vazio forrageiro. Já na de Caxias do Sul, a silagem de milho dessa safra apresenta baixa qualidade nutricional, além de baixo rendimento, o que requer maior utilização de ração para corrigir deficiências nutricionais do volumoso.

Na de Santa Rosa, apesar do retorno das chuvas, muitos produtores ainda mantêm os animais apenas com alimentação suplementar até que as pastagens se restabeleçam.

As informações são do Emater-RS.