Consórcios da Bahia recebem orientações para adesão ao SISBI-POA

31-03-2022 08:22:48 Por: Soraya Brandão, Mapa

Consórcios da Bahia recebem orientações para adesão ao SISBI-POA
Gestores públicos, veterinários e técnicos agrícolas participaram, em Feira de Santana (BA), nessa terça-feira (29) do Workshop - Adesão dos consórcios intermunicipais ao SISBI-POA: abrindo as portas da formalização para as agroindústrias. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento buscou orientar representantes de 28 Consórcios Intermunicipais da Bahia sobre os procedimentos necessários para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e como a rede de parceiros do Agronordeste pode contribuir no processo.

Houve, ainda, a entrega do Título de Reconhecimento de Equivalência ao SISBI-POA ao Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), o primeiro consórcio da Bahia e do Nordeste a receber a certificação. A certificação possibilita o aperfeiçoamento na gestão das agroindústrias, impactando significativamente na qualidade dos produtos, na ampliação da comercialização para todo o território nacional e na renda do produtor rural.

Para o representante do Departamento de Suporte e Normas do Mapa), Plínio Leite Lopes, a certificação do Consisal é um marco para a Região Nordeste. “É o ponto de partida para ampliarmos essas adesões e, com isso, proporcionar ambiente de negócios mais favoráveis e amplos, trazendo renda, empregos e mais qualidade na gestão e na produção, fazendo com que os produtos dessa região ganhem todo território nacional”.

A criadora de galinha poedeira, Edna Maria Jesus de Souza, é umas das beneficiadas com a certificação do Consisal. Proprietária de agroindústria no município de Serrinha, ela conta que, a partir do consórcio, iniciou um trabalho de reestruturação e adequação da granja, possibilitando o acesso ao Selo de Inspeção Municipal (SIM) e agora ao SISBI, ampliando a comercialização para mais de três mil ovos por mês. “Agora teremos acesso a novos mercados. Estamos com projeto de ampliação da granja para conseguir atender a demanda que virá de outras cidades dentro do estado e até de outros estados. Chegar até aqui demandou muito esforço e conhecimento. Foi um trabalho árduo, mas compensador”, disse Edna Souza.

O Superintendente Federal Substituto de Agricultura na Bahia, Cássio Ramos Peixoto, ressaltou a importância do evento. “É de suma importância poder reunir os consórcios da Bahia e parceiros para discutir, sobretudo, as possibilidades de ampliação de mercado e de geração de renda. Isso, para um estado com tantas necessidades, como a Bahia, é um divisor de águas muito grande”.

O diretor técnico do AgroNordeste, Paulo Melo, colocou à disposição dos consorciados a utilização da extensa rede de parceiros já estabelecida pelo Plano AgroNordeste na Bahia. “Trabalhamos em parceria com diversos atores da administração pública e também do setor privado e entendemos que essas alianças podem auxiliar os consórcios em que participam municípios atendidos pelo AgroNordeste, não só na obtenção dos certificados de adesão ao SISBI, mas também na estruturação das agroindústrias e nos processos de gestão e comercialização”, afirmou.

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda Oliveira, esse é o momento "onde cada entidade se compromete com a sua missão e com seu engajamento com o programa. Momento para unirmos Governo Federal, estado, municípios e nós das entidades privadas, como Sebrae, Senar e outros parceiros envolvidos, para auxiliar os demais consórcios que queiram buscar sua certificação”.

Participaram, ainda, representantes do Sesc/BA, Sebrae/BA, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-BA), Banco do Nordeste (BNB), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC/BA).

As informações são do Mapa.