Repasse dos custos no campo eleva os preços dos derivados

27-04-2022 12:42:15 Por: João Vitor Araujo e Jeniffer Watanabe, Boletim do Leite Cepea. Foto: FreeImages

Repasse dos custos no campo eleva os preços dos derivados
Segundo pesquisas do Cepea realizadas com apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), os preços dos derivados lácteos seguiram em alta em março. 

De acordo com colaboradores do Cepea, a valorização dos lácteos está atrelada ao encarecimento do leite cru, uma vez que a sua produção vem sendo negativamente afetada pelo período de entressafra, e pelo aumento dos custos de produção, sobretudo os associados à alimentação animal.

Com a menor oferta de matéria-prima no campo, a produção de lácteos também ficou limitada em março, levando à diminuição do nível dos estoques dos derivados. Nesse sentido, colaboradores destacaram ser inevitável para a indústria realizar o repasse desses custos aos consumidores.

Os monitoramentos diário e semanal do mercado de lácteos em São Paulo mostraram que o movimento de valorização foi consistente e expressivo ao longo de março. Igualmente, para a média Brasil, foram registradas altas para todos os derivados pesquisados.

Assim, de fevereiro para março, os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela recebidos pelas indústrias em negociações com os canais de distribuição na “média Brasil” subiram 10,2% e 7,9%, respectivamente, passando para R$ 3,87/litro e R$ 28,57/kg no último mês. Ainda considerando-se a “média Brasil”, o leite em pó (400g), o queijo prato e a manteiga se valorizaram 6,1%, 3,4% e 2,1% em março, respectivamente (os valores foram deflacionados pelo IPCA de março/22).

Os indicadores de preços no estado de São Paulo apontam para a manutenção da tendência altista nos mercados de leite UHT, do queijo muçarela e do leite em pó (400g) na média parcial de abril (de 1° a 15). Porém, agentes de mercado demostraram preocupação com a rápida elevação no patamar de preços para o consumidor final, o que pode desestimular a demanda ainda no curto prazo.

As informações são do Boletim do Leite Cepea.