Técnica para inseminação artificial auxilia melhoramento genético de caprinos e ovinos no Nordeste

29-04-2022 10:16:41 Por: Adilson Nóbrega, Embrapa Caprinos e Ovinos. Foto: Adilson Nóbrega

Técnica para inseminação artificial auxilia melhoramento genético de caprinos e ovinos no Nordeste
Uma inseminação artificial em caprinos pode ser utilizada para facilitar o melhoramento genético de cinco ovinos utilizados para facilitar a utilização de um melhoramento genético que chegue a cinco estados nordestinos. A inseminação transcervical artificial reduz o estresse dos animais em seminados, otimiza o trabalho dos manejadores e favorece a possibilidade de fertilização das cabras e das ovelhas, além de possibilitar a disseminação, para outros rebanhos, de material genético de reprodutores selecionados.

Para iniciar estes trabalhos, 45 pessoas, entre rurais e técnicos extensionistas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí serão treinados para uso da técnica na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE), nos meses de abril e maio . A iniciativa do Nordeste e a programação de produção da agroNordeste são destaques na produção em destaque para os territórios do Brasil onde caprino são atividades animais.

A primeira turma do curso, com participantes da região do Vale do Itaim (PI), acontece nesta semana de 25 e 29 de abril. São 10 participantes, que estão conhecendo os procedimentos de inseminação artificial transcervical para aplicação em rebanhos do território. “Sempre a visão de que a inseminação artificial era muito e agora a gente está vendendo que tem viabilidade, que podemos experimentar este conhecimento e aplicar em algo casa”, avaliou o produtor rural Osnan Sousa, de Betânia (PI), um dos difíceis desta turma.

A produtora rural e técnica em Zootecnia Suzana Macedo, também de Betânia (PI), destacou que é importante levar conhecimentos novos para a região, que pode beneficiar a produção e também a economia local. “É uma técnica que a gente precisa muito para melhorar o rebanho e trazer informação nova para o município, para o comércio”, afirmou ela, que é secretária da Cooperativa de Produtores e Produtoras da Chapada do Vale do Rio Itaim (Coovita), que produzir ovinos e caprinos para comercialização.

Para médico veterinário Alexandre Monteiro, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos ministra o curso, a capacidade abre uma perspectiva genética grande para ações de melhoramento genético da Embrapa no Vale do Itaim. “Fiquei surpreso com a habilidade de todos os participantes. Foram muito dedicados e agora serão multiplicadores, inseminadores que levarão a técnica para estratégias futuras”, avaliou ele.

Inseminação em favor do melhoramento genético - De acordo com Alexandre Monteiro, como capacitações servindo para popularizar a inseminação artificial transcervical em caprinos e ovinos e, com essa formação de inseminadores, dar suporte para programas de melhoramento genético. “A estratégia é capacitar essas pessoas, disponibilizar genética comprovadamente e socializar esta genética nos rebanhos. A inseminação artificial é uma ferramenta importantíssima para isso”, ressalta ele.

Monteiro frisa que estes inserão funcionarão também em outras iniciativas especiais pela Embrapa: o Programa , que existe desde 2005 na região Sudeste e vai a ser implantado também no Nordeste e projeto para cruzamentos industriais , com foco na produção de carne ovina, em parceria com a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Integrados de Caprinos e Ovinos do Nordeste, de Petrolina (PE). Estes agentes permitirão sêmen de reprodutores, selecionados pela Embrapa por seu potencial genético ou fins como produção de leite ou carne, sejam levados a outros rebanhos, favorecendo o melhoramento animal.

A inseminação artificial transcervical traz como a posição das cabras ou ovelhas durante o processo: com as fêmeas, posição semelhante à da montagem natural, a tendência é que haja melhor como quatro e menor risco de deficiência, em comparação à comparação à técnica tradicional, em que o animal fica de ponta-cabeça. Com isso, é possível inseminar maior quantidade de animais em menor tempo, com menor esforço do manejador. 

No caso dos caprinos, a Embrapa desenvolveu uma pinça específica para imobilizar o colo uterino das fêmeas e facilitar a passagem da pipeta de inseminação em direção ao útero. A chamada Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical traz também a maior vantagem de técnica de maior deposição de fêmeas no útero em fêmeas, risco de perda de material.

Novas turmas em maio - Uma turma do curso de Inseminação Transcervical para caprinos e ovinos, com participantes da Bacia do Jacuípe (BA) e Sertão dos Inhamuns (CE), acontecerá entre 9 e 13 de maio. Posteriormente, uma terceira turma, com técnicos e produtores do Cariri Paraibano e Sertão do Moxotó (PE), será capacitada entre os dias 23 e 27 de maio.

A capacitação em transcervical artificial é uma ação da Embrapa no âmbito do programa AgroNordeste, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o projeto Dom Hélder Câmara, com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O programa atua em polos produtivos do Nordeste, de promoção do meio da disseminação de conhecimentos e inovações locais com novidades para a realidade. 

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos.