Rebanhos leiteiros mantêm a condição corporal satisfatória no RS

29-04-2022 10:50:29 Por: Emater-RS. Foto: Pixabay

Rebanhos leiteiros mantêm a condição corporal satisfatória no RS
Com a disponibilidade de pastagens de inverno para pastejo e o rebrote das espécies em final de ciclo, os rebanhos leiteiros mantêm a condição corporal satisfatória, porém, em muitos locais, ainda é necessária a suplementação alimentar para conservar a produtividade do leite. É satisfatório o desenvolvimento das lavouras de milho plantados tardiamente, trazendo boa expectativa para os produtores conseguirem refazer os estoques de silagem.

O rebanho apresenta bom estado sanitário, e as temperaturas predominantemente amenas oferecem melhor conforto térmico aos animais. As chuvas também melhoraram a disponibilidade de água nos reservatórios utilizados pelos rebanhos. Porém, há aumento da quantidade de barro junto aos locais de espera para ordenha, corredores e próximos às instalações, demandando atenção para casos de mamite e dificultando o trabalho e o manejo com os animais na sala de ordenha e de alimentação.

Seguem sendo realizados os controles de endo e ectoparasitos, principalmente devido aumento da incidência de carrapato bovino nos rebanhos. Novos casos de raiva herbívora foram relatados, e, portanto, foi necessária a manutenção da vacinação preventiva conforme orientação das Inspetorias de Defesa Agropecuárias (IDAs) locais. Houve também o aumento do número de animais secos e com parição programada para os meses de junho e julho, período de maior 
oferta de pastagens.

Os custos de produção do leite relacionados a insumos, à ração e, até mesmo, à necessidade de arrendamento de áreas de pastejo têm sido um entrave para muitas propriedades e exigem a constante gestão de gastos, tendo em vista à necessidade de manter uma margem de lucro.

As informações são da Emater-RS.