Derivados lácteos com preços estáveis
07-12-2023 15:50:49 Por: CILeite. Foto: istock
Derivados lácteos com preços relativamente estáveis. Spot com leve alta - Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista ficaram relativamente estáveis no mês de novembro, após longo período de queda iniciado em abril/23. As margens dos derivados seguem apertadas e as negociações com os varejistas difíceis, com os supermercados buscando mais rentabilidade.
O elevado volume de importação de leite em pó e queijo muçarela tem dificultado maiores repasses de preços. Por outro lado, a produção brasileira dá sinais de enfraquecimento, devido a baixa rentabilidade dos produtores ao longo dos últimos meses. O mercado de leite spot registrou duas quinzenas de recuperação e os preços internacionais tiveram novas valorizações nos leilões GDT.
Conseleites indicam elevação de preços - As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em novembro, indicaram para um aumento nos preços ao produtor no Paraná e em Santa Catarina. Já em Minas Gerais, a tendência foi de estabilidade. Essa mudança de comportamento no Conseleite poderá vir acompanhada de melhorias no preço ao produtor.
Milho e soja com alta. Mercado pecuário ainda fraco - Os preços de milho e farelo de soja se elevaram em um ambiente de incertezas climáticas, plantio atrasado e dúvidas sobre a próxima safra de milho e soja. As baixas cotações e piora na rentabilidade do agricultor também tem gerado incertezas sobre o tamanho da safrinha de milho em 2024. No mercado pecuário, o cenário foi de preços estáveis na arroba do boi gordo. As festas de final de ano e maior demanda sazonal ainda não refletiram nas cotações. Além disso, o consumidor segue dando preferência para outras carnes mais baratas.
As informações são do CILeite.