Farelo de Soja: Oferta global pressiona cotações; rentabilidade nos EUA é afetada

25-06-2026 15:55:31 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do Leite Cepea.

Farelo de Soja: Oferta global pressiona cotações; rentabilidade nos EUA é afetada
Os preços do farelo de soja continuaram em queda na primeira quinzena de junho nos mercados interno e externo. Esse movimento está associado ao aumento da oferta global de farelo, influenciando os consumidores globais a adotarem uma postura mais cautelosa nas compras de grandes volumes.

No Brasil, entre as médias de maio/26 e da primeira quinzena de junho, o preço do farelo de soja recuou 1,3% na média das regiões acompanhadas pelo Cepea. No comparativo anual (junho/25 a junho/26, parcial), a queda é de 2,1% em termos reais (considerando o IGP-DI de maio/26).

Nos Estados Unidos a queda é mais acentuada, de 6% para o contrato de primeiro vencimento na CME Group (Bolsa de Chicago). Diante disso, com base nos contratos futuros da soja, do farelo e do óleo de soja, negociados na Bolsa, a participação do farelo de soja na crush margin chegou a média de 45,58% na primeira quinzena de junho, além de ser a menor da série histórica do Cepea, iniciada em jan/07, tem ficado abaixo da participação do óleo, alterando a composição da rentabilidade da indústria de processamento nos Estados Unidos.

Vale ressaltar que, de acordo com projeções do USDA, o esmagamento mundial de soja deverá alcançar 371,1 milhões de toneladas na safra 2025/26, resultando em uma produção global de 291,3 milhões de toneladas de farelo de soja.

O lado positivo para as indústrias é que tanto o consumo quanto as transações globais de farelo de soja também devem atingir volumes recordes na safra 2025/26, estimados em 286,35 milhões de toneladas e 80,58 milhões de toneladas, respectivamente. Ainda assim, diante da elevada oferta mundial, o USDA projeta que os estoques finais possam alcançar um novo recorde, de 19,15 milhões de toneladas.

As informações são do Boletim do Leite Cepea.