As temperaturas mais amenas favoreceram o conforto dos animais no RS

06-05-2022 09:19:15 Por: Emater-RS. Foto: Giovanna Carvalho, Embrapa

As temperaturas mais amenas favoreceram o conforto dos animais no RS
Em diversas regiões, a melhora nas condições do tempo, ou seja, com chuvas e períodos de sol, que beneficiam as pastagens e as condições de pastoreio, tem resultado no constante aumento da produção leiteira. Porém, se, por um lado, as temperaturas mais amenas favoreceram o conforto dos animais, por outro lado, a elevada umidade do solo aumentou o barro junto aos locais de espera para a ordenha, corredores e demais locais próximos às instalações, demandando atenção para casos de mamite e contaminação do leite. Essas condições também dificultam o trabalho e o manejo por parte dos produtores.

Com a perspectiva de elevação da produção devido à maior disponibilidade forrageira a campo, há um aumento significativo na margem de lucro da atividade, pois ocorre uma redução de custos de produção.

Na regional de Bagé, em Alegrete, houve aumento no volume comercializado em resposta à participação das pastagens de aveia na dieta das matrizes. Porém, em muitas unidades de produção, a produção de silagem de milho para a suplementação foi muito prejudicada em decorrência dos efeitos da estiagem durante a primavera e o verão.

Na regional da Pelotas, já está praticamente finalizada a colheita para silagem das lavouras de milho que haviam sido cultivadas para grão, resultando em material de baixa qualidade. Em Jaguarão, os preços pagos pela indústria se mantiveram, e os produtores estão parando de entregar leite pasteurizado direto ao consumidor. Os produtores têm participado de reuniões com representantes de empresas no intuito de discutir a situação da rota de coleta de leite, assim como os valores pagos.

Na regional de Ijuí, em Derrubadas, a coleta de leite baixou em torno de 20% no último mês. As condições precárias de trafegabilidade das estradas têm dificultado o escoamento da produção.

Na regional de Erechim, em algumas propriedades, houve uma pequena queda na produtividade dos animais em virtude do maior teor de fibra das pastagens perenes de verão e de trocas na dieta das vacas, típicas dos meses do outono.

Na regional de Soledade, os produtores ainda estão preparando as áreas e semeando as pastagens anuais de inverno, principalmente azevém. No entanto, mais de 80% das áreas já estão semeadas, porém restam muitas áreas com milho tardio.

Na regional de Frederico Westphalen, as pastagens de inverno estão sendo implantadas. Há expectativa de melhora no preço do litro de leite, porém o custo de produção segue sendo considerado muito alto devido ao alto valor da alimentação concentrada, assim como de outros produtos, como medicamentos, produtos de limpeza e higiene.

Na regional de Caxias do Sul, o estado corporal dos bovinos é satisfatório, assim como a sanidade, apenas exigindo cuidados com ectoparasitas. Devido às mudanças bruscas de dieta do vazio forrageiro outonal, já há casos de leite LINA na região.

Na regional de Passo Fundo, os animais apresentam adequado escore corporal e níveis de produção. Apesar da limitada oferta das pastagens de inverno e do excesso de chuvas, ainda há exigência do uso de alimentos conservados e concentrados, visando manter as necessidades nutricionais para a mantença e os níveis de produção dos rebanhos.

As informações são da Emater-RS.